quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Medicamentos do passado revistados

Muitos fármacos usados no passado , hoje são estudados, com o uso de técnicas modernas,  para melhor entendimento do funcionamento biologicos, aliadas as ferramentas para modificação molecular , geram uma nova gama de fármacos com amplas funções e mais seguros. Um exemplo clássico é a ASPIRINA.



Aspirina 


A Aspirina®, como é conhecido o ácido acetil salicílico (AAS), é o analgésico mais consumido e vendido no mundo. Em 1994, somente nos E.U.A., foram vendidos cerca de 80 bilhões de comprimidos. O AAS  pode ser considerado como um fármaco pioneiro sob vários aspectos. Muito embora derive do produto natural salicina  foi o primeiro fármaco sintético empregado na terapêutica, tendo sua síntese concluída em 1897, pelo químico alemão Felix Hoffman, do laboratório Bayer (está relatado na história que o pai de Hoffman sofria de reumatismo crônico e nãosuportando mais o desconforto causado pelo tratamento com salicina , incentivou o filho a preparar derivados que pudessem ser mais tolerados). A salicina  foi isolada pela primeira vez em 1829 pelo farmacêutico francês H. Leurox. Contudo, seu potencial terapêutico era conhecido desde a Antiguidade. Substância ativa presente em espécies do gêner Salix e Populus, a salicina já havia sido mencionada no séculoV a.C., de forma empírica, pelo pensador grego Hipócrates, consideradocomo “pai” da medicina. À sua época, Hipócrates indicava extratos preparados a partir das folhas e casca de salgueiro branco (Salix alba), para o combate da febre e da dor.
          Em 1838, o químico italiano Raffaele Piria obteve o ácido salicílico , sintético, através de hidrólise oxidativa da salicina . Posteriormente, Kolbe e Dresden, em 1859, passaram a sintetizar os salicilatos, que antecederam a Aspirina® . O emprego da salicina , bem como de seus derivados salicilatos, não teve êxito na terapêutica, devido ao seu perfil gastroirritante e sabor desagradável, característica comum às substâncias que apresentam hidroxilas fenólicas.

síntese da aspirina









Nenhum comentário:

Postar um comentário